"Sob pressão", por Marcio Maranhão

quinta-feira, outubro 23, 2014 Sidney Puterman

Aula de Brasil. Você não sabe o que é o Brasil e quer saber? leia o livro. Veja o confronto do máximo com o mínimo - um brasileiro capaz, determinado, batendo na carapaça impenetrável do Estado corrupto e indiferente. Esqueça a besteirada politiqueira. O cancro está em todos os níveis e quem morre é o cidadão. Cada vez mais. Tudo o que falo, porém, é adjetivo. Eu não sou médico. Não dediquei dez anos da minha vida ao estudo e à preparação que a medicina exige. Não fui fazer residência em hospital público, nem plantão em hospital universitário. Por isso eu não tenho legitimidade para dizer. Já o dr. Costa é diferente. Ele é o autor do livro. Ele tem. Ele sabe do que fala. E mais: ele fala. Obrigado, doutor. Fico feliz de ser alfabetizado para poder ler a sua história. Poder conhecer as entranhas de um sistema que ninguém revela. Tudo bem, eu já desconfiava. Temia. Agora sei. Brasil é isso. Esse livro é o depoimento do dr. Costa da Aeronáutica, conceituado cirurgião torácico da rede estadual, experimentado médico do SUS, dedicado plantonista do SAMU - atualmente nada disso. O doutor desistiu. Ele era tudo o que nós brasileiros precisávamos, mas desistiu. Ou melhor, nesse livro ele conta como o sistema de saúde desistiu dele muito antes. O sistema de saúde desistiu de nós, brasileiros. A gente paga a conta, o sistema de saúde finge que está lá, mas não há ninguém. Só sangue, dor, indiferença. E a morte. Só isso. No mais, pegue a senha. O próximo. Um passinho à frente, por favor.

Editora Foz, 155 páginas

Sidney Puterman

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: