"Mahatma Gandhi", por Huberto Rodhen

quinta-feira, novembro 07, 2013 Sidney Puterman


Selecionava algum livro na estante para ler – vi a lombada descorada e peguei. Chequei a folha de rosto: o exemplar nas minhas mãos foi impresso em junho de 1960, pouco mais de uma década após o assassinato covarde de Mahatma Gandhi. Como aquele livro veio parar na minha estante? Herança do meu gigantesco tio Felipe Mayer, a quem eu tanto devo e que tanto me influenciou na paixão pelas palavras encadernadas, amante dos livros e dos cigarros de palha, sempre com uma cuia de chimarrão na mão e rodeado de cães senis e gatos fedorentos? Ou era produto de algum arrastão que empreendi num sebo acanhado no centro antigo do Rio, que eu já nem me lembrava? Não importa. Iniciei a leitura e vi que era, acima de tudo, uma dissertação em cima da trajetória e dos feitos do Mahatma. Não estava recordado também do nome do autor – havia uma certa familiaridade, mas nenhuma certeza. Dei uma googlada e vi que ele foi um intelectual místico, profícuo e, provavelmente, bastante respeitado em seu tempo. O tempo, a propósito, é implacável: o livro tem um ritmo característico d'antanho, do período analógico de disseminação de conteúdo, onde éramos poupados da overdose de informação que hoje nos soterra – é um texto reflexivo, com estorietas salpicadas e muita apologia do, com o perdão da palavra, biografado. Sobremodo datada, a obra se dedica a defender a postura crística do hindu Gandhi e tem também passagens exóticas, como a denominação de “sofrimento-crédito” e “sofrimento vice-gerente”, neologismos que, à época, poderiam ser admissíveis - mas que hoje soam somente estapafúrdios. O livro em tudo destoa da prosa atual: arrastado, opinativo, deifica o personagem seguindo parâmetros demasiado pessoais e dá esparsas pinceladas na história do homem a quem se propôs biografar - vide o título. Assim, episódico, seletivo, o autor encerra projetando o nome de Vinoba Bhave como legítimo sucessor do Mahatma, líder espiritual de quem eu nunca havia ouvido falar. Parti para uma nova pesquisa no Google, onde a Wikipédia me chamou de ignorante e revelou a extraordinária personalidade de Bhave, que morreu em 1982, deixando importante legado. Em sua coletânea de reflexões e referências, Rodhen buscou escrever um livro à frente do seu tempo, mas que não resistiu à avalanche do futuro. Normal.

Freitas Bastos, 143 páginas

Sidney Puterman

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: